sexta-feira, 7 de setembro de 2007

Materialismo e desmaterialização

É a natureza humana e não vale a pena negar: há objectos que me titilam.

O lançamento dos novos iPods provocou obviamente umas ondas de histeria aqui em casa. Não vale a pena sequer explicar porquê (se não foram ainda espreitar a página da apple... vaiam!) mas o que me parece digno de comentar é o facto de o novo iPod Touch fazer muito mais sentido que o iPhone no aspecto em que, se vamos estar online, para que queremos nós um telefone? Bem podemos falar com quem quisermos via skype ou algo assim (e se não repararam que o iPod Touch tem um microfone...bem, é porque definitivamente não estão interessados). Outra coisa que parece um contrasenso mas vendo bem não é, é o facto de os discos rigidos dos iPod Touch serem tão pequenos. Mais uma vez: se vamos estar online, para que precisamos de ter as músicas e os videos armazenados no nosso disco?
Como é possível esta magia de ter tudo, aqui e agora na palma da mão?! Oh como eu adoro a tecnologia! Quem não acha estas coisas sexys só pode estar morto para o mundo.


Entretanto chega-me a Newsletter da Editora Incunabula anunciando que a edição do 25º aniversário do Little, Big vai finalmente ficar pronta em Outubro.
A carta que o editor escreve aos fanáticos que há mais de ano já pagaram pelo seu exemplarzito (eu inclusivé) é a minha idéia perfeita do futuro do negócio editorial. Ele explica-nos em deliciosa prosa todos os pormenores do processo de edição, da escolha das ilustrações, do papel, da escolha da tinta para impressão, da revisão do texto, etc, etc.
Isto tudo para garantir que um livro tão bem amado pelos seus leitores lhes chegue às mãos numa encarnação capaz de exponenciar o fetiche e reverencia.
Agradam-me especialmente as ilustrações de Peter Milton que, pela imaterialidade das suas figuras, são perfeitas para este livro. A capa vai ser esta:

(carreguem nela para ver em grande)

Sem comentários: