domingo, 2 de setembro de 2007

Madre Teresa - 10 anos sobre a sua morte


“If I ever become a Saint—I will surely be one of “darkness.” I will continually be absent from Heaven—to lit the light of those in darkness on earth .”
—Mother Teresa of Calcutta

Enquanto os jornais noruegueses fazem um estralhadaço descabido sobre este livro, os media portugueses, sempre tão atentos a irrelevantes escândalos internacionais andam incompreensivelmente a ignorar a coisa (ou talvez não seja assim tão incompreensível - o que não se sabe não se discute).
Neste livro, Brian Kolodiejchuk, que trabalha no processo de santificaçao de Madre Teresa, reuniu um conjunto de cartas escritas por ela aos seus orientadores espirituais. A causa do "escândalo" reside no facto de em muitas delas ela referir que, quando reza sente apenas escuridão e um grande vazio e solidão, como se deus não a ouvisse, facto que a levou muitas vezes a duvidar da sua existência.
A mim, saber destas coisas só me faz ter ainda maior admiração pela senhora. Para gente que acha que a religião é um fogo de artificio de milagres, visões, segredos crípticos e stigmatas é claro que soa a heresia, como gritar "o rei vai nu".
Cá por mim, depois disto fico-me pela minha síntese da vida e obra da Madre Teresa para adicionar aos mantras de uma boa vida espiritual: "Menos reza, mais trabalho!"

Sem comentários: