terça-feira, 20 de fevereiro de 2007

Muito com pouco (e por pouco!)


É um facto já indiscutível que alguma da ficção mais interessante que se produz actualmente acontece no formato série de televisão. Uma das vantagens deste formato é a possibilidade que oferece aos actores de desenvolverem as suas personagens mesmo quando lhes cabem papéis mais secundários. Exemplo marcante é a série "Socorro" (no original, "Rescue me", que suponho era muito dfícil de traduzir por "Salva-me"...), criada, escrita e interpretada por Denis Leary.
A série retrata as vidas dos bombeiros de um quartel em Nova Iorque ainda assombrados (literalmente) pelos fantasmas do 11 de Setembro.
Embora a principio a série ainda se cole demasiado ao formato "os mortos falam comigo" herdado de séries como Sete Palmos de Terra, a partir da segunda metade da primeira temporada a coisa entra nos eixos e a Segunda Temporada é uma absoluta maravilha no modo como o argumento serve as representações dos actores e vice versa. Denis Leary sabe o que escreve e para quem o escreve. E nem está com falsas modéstias, dá a si próprio ocasiões para brilhar enquanto actor e levar a sua própria personagem a extremos com que nenhum simples argumentista se atreveria a sonhar. Felizmente, não é egoísta e distribui pérolas de diálogo a todo o elenco.
Não estamos no domínio das grandes linhas narrativas. Aqui pouca coisa acontece. Mas é o grande retrato da pequenez humana que torna esta série absolutamente notável.

Por motivos que escapam à compreensão, a SIC comprou esta série para depois a enterrar num horário indeciso entre a sexta à noite e o sábado de manhã. Felizmente, já se podem comprar as duas primeiras temporadas em DVD, o que é muito melhor para poder ver uma mão-cheia de episódios de seguida. (27,5 euros, preço fnac)

PS - Também não é por acaso que a série tem uma boa banda sonora - Denis Leary já foi estrela do Rock n' Roll
PS2 - Tem gajos giros e muita piada gay.

Sem comentários: