terça-feira, 7 de junho de 2005

No iPod - Kaizers Orchestra

Hoje o meu iPod voltou a surpreender-me quando recuperou aleatóriamente para a playlist uma musiquinha dos Kaizers Orchestra que caiu que nem ginjas.

Mas o inadvertido leitor perguntará: Quem são os Kaizers Orchestra?

Ora, imagine que convidava os amigos lá para casa e destribuia entre eles tampas de tachos, sanfonas, bandolins e traquitana diversa e que depois de uns extasys se punham todos a tocar e cantar como se estivessem numa cervejaria polaca. O resultado era capaz de soar próximo da Kaizers Orchestra.

”Ompa til du dør” foi o primeiro album desta banda originária de Bergen, Noruega, conhecida pelos seus concertos menos ortodoxos e que faz pela Ompa o mesmo que os Madness fizeram pelo Ska ou os Squirrel Nut Zippers pelo ragtime. A Ompa é um género musical degenerado da polca que está associado a terrores musicais como as bandas filarmónicas e os ensembles musicais que se inevitavelmente se encontram nos festivais da cerveja germânicos. O pior que se pode imaginar: o paradigma da pimbalhada germânica e eslava. Mas quando se ouve este disco percebe-se que esta ”orquestra do imperador” está ao serviço de Midas e tem o toque certeiro. Toca na caca e cria ouro.
A Kaizers Orchestra tem a vantagem sobre todas as outras bandas norueguesas de não ir beber a modelos estrangeiros. Antes embriaga-se no produto local mais rasca que destila no almbique de uma produção cuidadíssima que não perde uma gota da energia de uma prestação ao vivo.
Esta é uma música para a embriaguez, capaz de pôr a render um copinho da bejeca mais aguada. É uma música de contágio dançante ao nível das bandas sonoras dos filmes de Kusturica. É música para pôr a tocar em altos berros lá em casa e depois convidar a polícia que vier bater à porta a juntar-se à festa.
É certo que não se percebe nada das letras em norueguês…mas quem se rala? Também ninguem percebe o que o Tom Waits canta … Um dos grandes da boa colheita norueguesa de 2001.

Site oficial da banda: www.kaizers.no

1 comentário:

João Davi Minuzzi disse...

Belo comentário a respeito da banda. Mas fiquei curioso sobre esse gênero musical o "ompa", no last.fm tem 4 bandas com essa tag, uma o Kaizers e outra o Goldfrapp! que é bom, mas nada tem a ver com os noruegueses. Tu saberias me dizer onde posso encontrar mais informações sobre?