quarta-feira, 22 de junho de 2005

no dvd - Norte e Sul

Os últimos serões lá em casa têm sido passados frente à tv onde, graças à magia do dvd, eu o outro rapazito temos visto a série North and South. É a adaptação da BBC do romance vitoriano escrito por Elisabeth Gaskel (Não confundir com aquela outra série americana com o Patrick Swayze).
É a história de uma família que se muda do idílico e campestre sul de inglaterra para uma cidade escura e industrial do norte. E uma história de amor entre a menina do sul e o menino do norte e as divergencias culturais que têm de enfrentar.
A série é absolutamente excelente e aplica-se aquela história do selo de qualidade BBC, que às vezes é tanga, outras é mesmo verdade.
O que mais me fascina na série, não é tanto a lindissima fotografia ou guarda roupa, mas o excelente trabalho de adaptação do livro ao écran que passa por uma perfeita compreensão da parte dos actores de quem é cada personagem. Mesmo os actores mais secundários parecem ter a perfeita noção de quem são, e mesmo parados e sem dizerem nada SÃO a personagem. Isto é obviamente um excelente trabalho de pré-produção em que quem prepara a série LÊ de facto o livro e sabe informar todos os intrevenientes do que têm a fazer.

Sempre tive pena de que Eça de Queiroz nunca tivesse sido condignamente adaptado aos écrans, mas, vendo adaptações inglesas como esta, percebo que a excelencia de uma adaptação vem toda da capacidade de compreensão do que a história e as personagens são. E infelizmente, isso é uma coisa que não irá acontecer nunca em Portugal porque é um país onde não se sabe ler. Veja-se como se consegue nas escolas transformar um romance divertidíssimo como Os Maias, numa seca descomunal...

Parabéns à BBC por conseguir encher de luz e humor uma história suja e, aparentemente, tristonha.

Sem comentários: